ENCARTE

ENCARTE

COISAS DO NORDESTE - 1997 PORTUGAL

COISAS DO NORDESTE - 1997 PORTUGAL
PORTUGAL RECEBE O NORDESTE DO BRASIL

COISAS DO NORDESTE 1995

COISAS DO NORDESTE 1995
De Goyanna para o Mundo

quinta-feira, 30 de julho de 2009

OS COMENTÁRIOS - 2

BloggerDavson disse...

quero agradecer intensamente duas coisas, primeiro pelos abraços e brincadeiras nessa madrugada que apesar de simples foi uma noite inesquecível para mim. e depois por estar nessa família em momentos tão marcantes para minha vida.
obrigado Rosildo pela oportunidade e aos manos pela paciência e ensino

29 de Julho de 2009 5:44

quarta-feira, 29 de julho de 2009

COMPANHEIRO FAZ ANIVERSÁRIO EM MEIO A ENSAIO

DAVSON hoje esta apagando mais uma vela - a familia COISAS do NORDESTE deseja muito sucesso ao nosso lado é claro. Cantamos parabens hoje de madrugada, parte da Banda....esse companheiro escreve junto a todos uma história Cultural, depois do susto vem essa data que esperamos comemorarmos muitas juntos.....



sexta-feira, 24 de julho de 2009

NOS ANOS 80 NASCIA A IDEIA DESSE TESOURO CULTURAL


COISAS DO NORDESTE, nascia nos finais dos anos 8O com a preocupação de Compositor de manter viva a riqueza de seu chão materno. Um dia falou para o Poeta MARCELO ARRUDA seu parceiro da luta em manter suas origens sem ser molestado pelas influências dos sucessos impostos pelos meios de comunicação.
Em 1995 regista seu projecto COISAS DO NORDESTE no Cartório Toscano de Brito em João Pessoa na Paraíba não por receio de roubarem a ideia, mas para preservar a identidade do projecto no sentido de não ser taxado de ladrão de ideias alheias.
O tal registo diz: "O Projecto COISAS DO NORDESTE, resgata parte da Cultura Popular Nordestina através da música, da poesia e da arte cénica. Acrescenta que sua interpretação abre caminhos e transpõe barreiras."
Hoje quando 20 anos se passaram do preludio deste sonho, Rosildo Oliveira continua vivo na essência desse projecto que apresenta a Europa. Com sempre fez no desenrolar de sua história Cultural que no próximo ano completara 40 anos de luta e ideais firmes de quem nunca abriu mão de sua originalidade, seja nos arranjos, seja em suas criatividades artísticas, bem como não acredita em construção solitária, no decorrer dessa trajectória foi aglomerando garimpeiros de suas obras, verdadeiros parceiros que além disso tudo, tornaram-se irmão. Paulo dos Anjos é um desse cara que a mais de 20 anos compartilha da amizade e dos palcos foi e é um dos impulsionadores desse projecto, disse: "Negão tens um ouro na mão, vamos lapida-lo" , e juntaram uma equipe de mais de 20 garimpeiros e agora vão mostrar ao mundo o que a música desse Goyannense, Pernambucano, Brasileiro fez e faz.
Vejamos todos....COISAS DO NORDESTE e dispa a alma desse artista.

VERA OLIVEIRA
Companheira deste maluco beleza do Nordeste

quinta-feira, 23 de julho de 2009

OS COMENTÁRIOS - 1

PAULO DOS ANJOS
Valeu, Negão!
O "nosso" BLOG está uma maravilha. Estás mesmo craque nessas coisas. Agora é trabalhar, divulgar e "ganhar o mundo". Abração
9 de Julho de 2009 9:50

DVSON
é isso mermo dos anjos, nosso cantinho vai bombar, vamos divulgar tanto o blog quanto o myspace. nordestino num diz ta muito bom, diz; tá o bicho!!! issaqui ta o bicho umm!!
11 de Julho de 2009 5:02

JOSÉ GUIBSON DANTAS
Quero parabenizá-los pela qualidade das músicas. Vou divulgar o vosso trabalho, que conta com meu amigo e excelente baixista Davson Bernard. Muito sucesso.

Guibson, São Luís-MA
15 de Julho de 2009 5:17

DAVSON
GRANDE GUIBSON, DOUTOR EM TUDO QUE FAZ PHD MESMO!!! OBRIGADO MEU PROFESSOR!! AQUELE ABRAÇO
18 de Julho de 2009 5:07

DAVSON
fazer parte dessa familia é uma das minhas maiores alegrias na musica. além de tocar com grandes musicos e aprender com todos eles ainda toco coisas da minha terra e como se nao fosse o bastante encontrei bons e verdadeiros amigos que me apoiam e ensinam muito alem de incentivar em todos os momentos, ate mesmo dentro do hospital quando estive doente. obrigaqdo Rosildo, Dos Anjos, Felipe, Pedro, claudinho, Atila, Marcio,Tony, pela força e orações. forte abraço em todos.
3 de Julho de 2009 3:45

DAVSON diz ao Claudinho
grande percussa!!! grande persona!!!!
muito bom swingar com esse mano
1 de Julho de 2009 13:08

DAVSON diz ao Tonny Sier
grande tonny!!!
sabe tudo de groove
é bom demais fazer som com esse boneco!!!
16 de Julho de 2009 11:48

DAVSON dia a Átila Argay
esse é melhor batera do mundo, so que ainda nao descobriram, mas ja é o maior de portugal podem crer!!!
1 de Julho de 2009 11:53

sexta-feira, 17 de julho de 2009

ONDE FICA A BOA MÚSICA?

CRÍTICA DE ARIANO SUASSUNA SOBRE O FORRÓ ATUAL

'Tem rapariga aí? Se tem, levante a mão!'. A maioria, as moças, levanta a mão. Diante de uma platéia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não, e todas bandas do gênero). As outras são 'gaia', 'cabaré', e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade.

Pra uma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas bem representativas destas bandas. Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá: Calcinha no chão (Caviar com Rapadura), Zé Priquito (Duquinha), Fiel à putaria (Felipão Forró Moral), Chefe do puteiro (Aviões do forró), Mulher roleira (Saia Rodada), Mulher roleira a resposta (Forró Real), Chico Rola (Bonde do Forró), Banho de língua (Solteirões do Forró), Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal), Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada), Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca), Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões do forró), Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró). Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas.

Porém o culpado desta 'desculhambação' não é culpa exatamente das bandas, ou dos empresários que as financiam, já que na grande parte delas, cantores, músicos e bailarinos são meros empregados do cara que investe no grupo. O buraco é mais embaixo. E aí faço um paralelo com o turbo folk, um subgênero musical que surgiu na antiga Iugoslávia, quando o país estava esfacelando-se. Dilacerado por guerras étnicas, em pleno governo do tresloucado Slobodan Milosevic surgiu o turbo folk, mistura de pop, com música regional sérvia e oriental. As estrelas da turbo folk vestiam-se como se vestem as vocalistas das bandas de 'forró', parafraseando Luiz Gonzaga, as blusas terminavam muito cedo, as saias e shortes começavam muito tarde. Numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor do Centro de Estudos alternativos de Belgrado. Milan Nikolic, afirmou, em 2003, que o regime Milosevic incentivou uma música que destruiu o bom-gosto e relevou o primitivismo est tico. Pior, o glamour, a facilidade estética, pegou em cheio uma juventude que perdeu a crença nos políticos, nos valores morais de uma sociedade dominada pela máfia, que, por sua vez, dominava o governo.

Aqui o que se autodenomina 'forró estilizado' continua de vento em popa. Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e merecedor de maior atenção. Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem 'rapariga na platéia', alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é 'É vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!', alguma coisa está muito doente. Sem esqu ecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos.

Ariano Suassuna

Observação:

O secretário de cultura Ariano Suassuna foi bastante criticado, numa aula-espetáculo, no ano passado, por ter malhado uma música da Banda Calipso, que ele achava (deve continuar achando, claro) de mau gosto. Vai daí que mostraram a ele algumas letras das bandas de 'forró', e Ariano exclamou: 'Eita que é pior do que eu pensava'. Do que ele, e muito mais gente jamais imaginou.

Realmente, alguma coisa está muito errada com esse noss o país, quando se levanta a mão pra se vangloriar que é rapariga, cachaceiro, que gosta de puteiro, ou quando uma mulher canta 'sou sua cachorrinha', aonda vamos parar? como podemos querer pessoas sérias, competentes? E nao pensem que uma coisa não tem a ver com a outra não, pq tem e muito! E como as mulheres querem respeito como havia antigamente? Se hoje elas pedem 'ferro', 'quero logo 3', 'lapada na rachada'? Os homens vão e atendem. Vamos passar essa mensagem adiante, as pessoas não podem continuar gritando e vibrando por serem putas e raparigueiros não. Reflitam bem sobre isso, eu sei que gosto é gosto... Mas, pensem direitinho se querem continuar gostando desse tipo de 'forró' ou qualquer outro tipo de ruído, ou se querem ser alguém de respeito na vida!

Raquel Xavier Quirino

"Um dos bens mais preciosos que uma nação pode ter, é a confiança no futuro"

quinta-feira, 16 de julho de 2009

quarta-feira, 15 de julho de 2009

OS BAILARINOS DO PROJECTO






SÉRGIO CAETANO DA SILVA SOBRINHO
37 anos, formado em danças populares do nordeste. Participou na companhia Trapia de dança por 3 anos. Coodenador e coreografo durante 10 anos na área de animação de hotelaria em Pernambuco. Actualmente residente em Portugal há sete anos.
Actuando como animador e bailarino.

VALDOMIRO PESSOA DE MELO FILHO
42 anos, formado em danças afro-brasileira e populares.
Foi bailarino do Bacnaré( balé de cultura negra do Recife)
professor de dança em escolas municipais, trabalhou em
hotéis como animador bailarino.

VALQUIRIA DE OLIVEIRA LIMA
30 anos, teve uma formação de dança populares em Alagoas.
trabalhou como animadora infantil e bailarina em hotéis resort
no nordeste do Brasil.

VERÔNICA FREITAS
30 anos, formada em danças contemporâneas e clássica no Rio
de Janeiro. Actualmente participa do cia Artbrasil de dança em
em Portugal.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

ORGULHO EM SER NORDESTINO

Nordestinês









Nordestino não fica solteiro, ele fica solto na bagaceira!

Nordestino não vai com sede ao pote, ele vai com a bexiga taboca!
Nordestino não vai embora, ele vai pegar o beco!
Nordestino não diz 'concordo com você', Ele diz: Né issssso, homi!!!!

Nordestino não conserta, ele imenda!

Nordestino quando se empolga, fica com a mulesta dos cachorros!

Nordestino não bate, ele 'senta-le' a mãozada!
Nordestino não sai pra farra... ele sai pro muído, pra bagaça!
Nordestino não bebe um drink, ele toma uma!


Nordestino não é sortudo, ele é cagado!
Nordestino não corre, ele dá uma carreira!
Nordestino não malha dos outros, ele manga!
Nordestino não conversa, ele resenha!



Nordestino não toma água com açúcar, ele toma garapa!
Nordestino não engana, ele dá um migué!

Nordestino não percebe, ele dá fé!
Nordestino não sai apressado, ele sai desembestado!


Nordestino não aperta, ele arroxa!
Nordestino não dá volta, ele arrudeia!

Nordestino não espera um minuto, ele espera um pedacinho!
Nordestino não é distraído, ele é avoado, apombaiado!
Nordestino quando está irritado com alguém que fica 'botando boneco', diz:

Homi largue de frangagem!


Nordestino não fica com vergonha, ele fica encabulado, todo errado!

Nordestino não passa a roupa, ele engoma a roupa!

Nordestino não houve barulho, ele ouve zuada!

Nordestino não acompanha casal de namorados, ele segura vela!

Nordestino não rega as plantas, ele 'agoa' as plantas.



Nordestino não quebra algo, ele tora!

Nordestino não é esperto, ele é desenrolado!
Nordestino não é rico, ele é um cabra estribado!

Nordestino não é homem, ele é macho!

Nordestino não chama 'seu desalmado', ele grita 'infeliz das costa ôca!'


Nordestino não pede almoço, ele pede o cumê

Nordestino não come carne, ele come 'mistura'

Nordestino não lancha, merenda!

Nordestino não fica satisfeito quando come, ele enche o bucho!

Nordestino não dá bronca, dá carão!



Nordestino não fica com raiva, ele 'pega ar'!
Nordestino não casa, ele se amanceba!

Nordestino não tem diarréia, tem caganeira!

Nordestino não tem mau cheiro nas axilas, ele tem suvaqueira!

Nordestino não tem perna fina, ele tem dois cambitos!

Nordestino não é mulherengo, ele é raparigueiro!
Nordestino não se diverte, ele "bota pa decê"!

Nordestino não joga fora, ele rebola no mato!

Nordestino não exagera, ele alopra!

Nordestino não vigia as coisas, ele pastora!



Nordestino não se dá mal, ele se réia, se lasca todinho!

Nordestino quando se espanta não diz: - Xiiii! Ele diz: Viiixi Maria! Aff maria!
Nordestino não compara dizendo: - Como é que pode? Ele diz: - Soxtô!
Nordestino não vê coisas de outro mundo, ele vê uns malassombros!
Nordestino não é escroto, é o creca!


Nordestino não é chato, é caningado!
Nordestino não é cheio de frescura, é pantinzeiro!

Nordestino não pula, dá pinote!
Nordestino não arranja briga, arranja intriga! Nordestina não fica grávida, fica buxuda!


Nordestino não fica bravo, fica com a gota serena!
Nordestino não é malandro, é cabra de pêia!

Nordestino não fica apaixonado, ele arrêia os pneus todiinho!.
Todo nordestino TEM ORGULHO DE SER NORDESTINO!!!!!